Flaubi.com – Comunicação, marketing, conteúdo etc

A surpresa é uma bela certeza

Eu e minha esposa criamos um ritual. No dia do nosso casamento, colocamos dentro de uma caixa uma garrafa de vinho e uma carta ao futuro escrita por cada um de nós para ser aberta em 3 anos. Sem espiadinha, abrir só em 3 anos mesmo!

O combinado é que isso se repita nos próximos triênios e esse ano foi o primeiro em que abrimos a caixa. Na hora de abrir, pensei: “Puts, eu não lembro de nada que escrevi”. E aí bateu aquele preocupante questionamento de “Puts, será que conquistei o que queria? Será que fiquei pra trás?”.

A real é que foi bem esquisito e bem engraçado ler as nossas previsões. Teve tanta coisa que não aconteceu, tanta coisa que hoje pareceria inviável ou até mesmo que não faria sentido pra hoje. Teve até coisas que eu não gostaria de estar fazendo (Eu escrevi que teria mudado de cidade, por exemplo, sendo que hoje não consigo imaginar nenhum lugar melhor pra viver que não seja Floripa).

Choramos de rir nas duas cartas. Mas depois de ler as previsões nós começamos a lembrar de tudo de incrível que aconteceu e que não estava escrito.

E a gente sentiu que foi muito divertido errar. E depois sentimos que foi emocionante olhar pra trás e abraçar as surpresas que aconteceram.

Às vezes a gente quer ter controle sobre nosso futuro, mas existem tantas variáveis que não existe “controlar tudo”. Muitas vezes vão surgir oportunidades surpreendentes em nossos caminhos, e eu particularmente acho que essas são as melhores.

Alcançar o que a gente sonha pode ser bom. Mas, pra mim, melhor ainda é alcançar o que jamais imaginei. Justamente por isso eu sinto mais impacto quando “nem nos meus maiores sonhos eu imaginei” do que quando “sempre sonhei com isso”.

Ritual feito, escrevemos novamente como imaginamos que serão as nossas vidas daqui a 3 anos. Já aceitamos que vamos errar algumas coisas e que bom que isso vai acontecer. Aproveitar a jornada, não é?

Se você me perguntar se sei onde quero chegar, vou responder que “Sim, eu sei onde quero chegar, mas sei também que não é somente lá que eu quero estar”. Porque eu quero que nem nos meus maiores sonhos eu tenha conseguido imaginar tamanhas realizações. E olha que eu sonho muito!

É muito bom estar certo. Mas se surpreender (positivamente) é melhor!

Ah, e antes que você pergunte aqui. Sim, o vinho guardado durante 3 anos estava sensacional 🍷.

Sair da versão mobile