Não são “apenas negócios”

0
trecho a marca da vitoria

It’s just business.

Confesso que sempre me incomodei um pouco com essa frase, apesar de ser senso comum no mundo corporativo.

Até comentei em outro texto que a vida é negociação e eu sempre vi os negócios como parte da vida. Até porque não existe Ruptura no mundo real, né? Eu acho pelo menos…

E aí lendo o ótimo livro A marca da vitória: A autobiografia do criador da Nike, me deparei com esse trecho já no finalzinho da história.

Penso na frase “são apenas negócios”. Nunca são apenas negócios. Não deveriam ser. Caso se tornem apenas negócios, isso significa que os negócios vão mal. – Phil Knight

Algumas pessoas podem achar que é ingenuidade pensar assim. E essas pessoas têm todo esse direito. Não quero falar o que é certo ou errado, mas o que acho mais adequado. Tem gente que aceita as coisas como elas são. Mas só quem se incomoda e sonha faz a diferença (ficou meio coach isso, mas foi de coração, juro huahau).

Os melhores negócios são frutos de bons relacionamentos. Não é panelinha ou favoritismo, mas de entender que um bom negócio não tem que ser só lucrativo, mas também gerar valor e conexão entre as partes envolvidas.

Sem falar que a forma como você negocia hoje influencia diretamente no seu amanhã.

Um exemplo real que aconteceu comigo: negociei uma saída da e-Auditoria em janeiro, empresa onde passei dois anos liderando a área de marketing. Não estava mais me brilhando os olhos e eu sentia que não entregaria o que a empresa precisava.

Eu poderia continuar recebendo meu salário e entregando menos. Ou poderia sair de qualquer jeito. Mas não era só negócios, era um excelente relacionamento que eu tinha com a empresa. Foi preciso maturidade e coragem para reconhecer isso e abrir o jogo com transparência para a direção.

Negociamos a saída de um jeito que a empresa não perdesse resultado. Ótimo para eles, mas e para mim? Sem que eu pedisse, a própria direção me indicou para meus primeiros clientes como consultor (Valeu, Fred e Dayvson!).

Negocie sim e sempre. Mas nunca engane. E mais: nunca se engane!

Se você já trabalhou comigo e gostou das minhas entregas, me chama pra gente conversar. De repente eu consigo ajudar você na sua operação de marketing, vendas e receita.

Mas só aceito se não for apenas negócios, tem que ter muito valor envolvido. Dos dois lados!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui