Será que um dia marketing e vendas estarão naturalmente unidos?

0

Digo, tão unidos e percorrendo o mesmo fluxo que esse pensamento separatista nem ser levado mais em consideração?

Minha primeira experiência em uma operação de marketing e vendas em startups foi em 2015. Na época, já falávamos sobre a importância desse alinhamento. Cito minha experiência, mas naturalmente isso começou bem antes da minha trajetória profissional.

Bom, 10 anos se passaram desde então e sempre que converso com algum colega consigo perceber que ainda há startups falhando nisso, entrando naquela guerra sem fim onde uma área joga a culpa na outra. Ou em um nível mais abstrato onde “putz o time de (marketing ou vendas) é complicado, eles não entendem xyz”.

Na verdade, escrevendo isso agora estou me sentindo como se estivesse no passado. Só de falar que marketing e vendas precisam estar juntos sinto um cheiro de mofo por tão ultrapassado que é esse tema.

Mas e o pior é que não é, porque como estava escrevendo antes, isso acontece com muitas startups novas também. E startups novas que nascem com mofo vão demorar mais a florescer. Porque agora a questão já não é mais como integrar marketing e vendas. É como integrar marketing, vendas, CS, produto, financeiro, receita ou qualquer outra área adicional que exista na operação.

Não existe ter sucessor real sem ter um mínimo de orquestração. Ninguém quer ouvir uma banda fora do ritmo. Até mesmo um grupo de jazz faz sentido, mesmo não parecendo!

Ninguém ganha o jogo sozinho. E essa frase é ainda mais antiga do que tudo o que eu escrevi antes, porém segue sendo real e subutilizada em alguns cenários.

E é por isso que eu me pergunto: será que um dia marketing e vendas estarão naturalmente unidos? Digo, tão unidos que esse pensamento separatista nem ser levado mais em consideração?

Opa, parece que já me perguntei sobre isso antes…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui