
Ninguém anda em uma montanha russa se não confiar que ela não vai cair. Da mesma forma, ninguém (ou ao menos ninguém deveria) compra um produto se não confiar que ele vai chegar. Essa é a história do dia.
Estou há um tempo querendo trocar de geladeira e ontem fiz uma busca no Google. Encontrei uma com um preço fantástico com ótimas condições e em um site aparentemente super confiável.
O site da loja tinha SSL, conteúdo, descrições bem feitas dos produtos, políticas de trocas e devolução, frete grátis, várias condições de pagamento, email e telefone de contato, CNPJ visível e vários outros detalhes que em tese reforçam a credibilidade de uma loja virtual.
Tudo muito legal, mas um detalhe importante fez eu desistir da compra e, mas importante ainda, desconfiar deste site: a falta de prova social.
O site não tinha comentários ou avaliações e a loja não tinha nenhum perfil nas redes sociais. Comprar de uma loja virtual que tem zero de relacionamento com os clientes? Nem pensar!
Marketing não é só publicar conteúdo, criar um site legal e oferecer um preço imbatível. É criar conexão, narrar histórias, se relacionar com a comunidade.
Se a empresa não está disposta a se relacionar os consumidores vão desconfiar. Mostre sua cara. Ou você tem vergonha do que oferece?
PS: se você já deixou de comprar algo pelo mesmo motivo conta aí por favor, vamos trocar decepções 🙂



É sobre isso! A empresa pode tentar provar por A+B que é confiável, mas se não tiver prova social, se não construir relações e laços, fica difícil se manter nesse marzão chamado ‘internet’ – e tentar usá-lo para vender.
E compartilhando a minha decepção: sempre ouvir dizer que cama é um item que não dá para comprar sem experimentar. E, sinceramente, concordo muito com isso. Mas como ir a um shopping ou loja de colchões, deitar em uma cama, virar para um lado e para o outro em plena pandemia?
Eu, sinceramente, não consigo me imaginar nessa situação. Então a solução é tentar comprar online se baseando nos comentários e nas avaliações. Mas pasme: os sites em que costumo comprar móveis para casa, não apresentam casos “100% reais” de clientes, sem nenhum tipo de edição. E quando falo casos reais, eu quero dizer de comentários no produto, fora da home, que dão acesso fácil às pessoas que fizeram os comentários. Lamentável.
Total! E falando da qualidade do produto, não é somente o que está no site, mas o que as pessoas estão comentando por aí também.
Sempre bom pesquisar sobre o produto nas buscas das redes sociais, nos comentários de algum review do youtube e no reclame aqui, só para citar algumas fontes.
Colchão é super difícil comprar online, ein. Parabéns pela coragem haha!