Estamos em um excelente momento da história para (ainda) fazer Inbound e vou defender minha tese aqui. Vem pensar junto comigo! 💡
Tenho visto pessoas comentarem no dia a dia que “os leads que chegam por ChatGPT estão mais qualificados que os que chegam por tráfego orgânico”.
E isso faz sentido por uma razão muito prática: a IA mastiga tudo para o comprador de acordo com suas necessidades e seu momento. Dependendo do caso, é quase uma pré-venda.
Mas ela não inventa nada. Todo esse processo acontece considerando:
📚 1) Todo conteúdo que sua empresa produziu em seus canais próprios;
🗣️ 2) Todo conteúdo gerado por clientes, como reviews, críticas, sites de comparação etc;
📰 3) Todo conteúdo gerado por outras empresas, como PR, recomendações e até mesmo guest posts que você produziu para outros canais.
Não é do nada. Isso acontece porque 1) a empresa produz bom conteúdo e sabe se posicionar; 2) os clientes gostam do produto/serviço e expressam isso; 3) a empresa é relevante e aparece em outros canais/portais/veículos também.
O ChatGPT, Perplexity e afins como todos sabemos, não criam nada do zero. Eles interpretam o que já existe para depois criar uma resposta.
Por isso é um problema pensar que por conta da IA não é mais necessário criar conteúdo porque agora “o ChatGPT faz tudo”, como se a ferramenta fosse magicamente descobrir um produto sem que a própria empresa tenha criado referências e construído sua narrativa 🤦♂️ .
Quem está aparecendo bem nesses resultados tem mérito total. E não só por fazer um bom trabalho de otimização (SEO, LEO, GEO, AEO, whatever), mas por ter construído uma narrativa e um negócio sólido nos últimos anos.
Sempre foi falado que guest posts, PR e UGC eram importantes para reputação e autoridade. Porém, não é tão simples de trackear e entender seus resultados reais. Agora isso começa a aparecer de outra forma e isso é muito, muito massa!
No cenário que estamos, observar só uma queda de tráfego pode ser uma análise míope. Porque não significa que as pessoas não estejam descobrindo sua empresa. Pode ser que sim, mas com menos cliques.
Esse é um baita desafio, tomar decisões sem entender o “clique”, que foi por muito tempo uma métrica de ouro, mas que já é insuficiente atualmente.
Por isso penso que ainda é muito importante fazer Inbound (certamente de forma evoluída, mas ainda é atração de audiência).
Não só para as pessoas te acharem. Mas para você ser recomendado.
Por humanos ou não! 🤖

